Concepções iniciais dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental sobre a fosfoetanolamina

Célia dos Santos Moreira, Vanessa Daiana Pedrancini

Resumo


Este artigo relata as concepções iniciais dos alunos de uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da região sul de Mato Grosso do Sul sobre duas perguntas: Você é contra ou a favor da liberação da pílula do câncer? Por quê; Quais os meios de comunicação que você utiliza para se informar? Para a reunião dos dados foram selecionados fragmentos das respostas dos alunos e analisados à luz da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Por meio da investigação das concepções prévias dos alunos sobre a (QSC) fosfoetanolamina, verificou-se que os alunos obtêm informações pelos meios de comunicação de maneira fragmentada e descontextualizada. Isso vem fortalecer a importância de organizar o ensino pautado na perspectiva CTSA no intento de formar cidadãos críticos, que saibam interpretar as implicações do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade e sejam capazes de tomar decisões para o bem comum.


Palavras-chave


Perspectiva CTSA; Questões Sociocientíficas; Concepções prévias.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5723

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