Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional

Lauro Chagas e Sá, Fabrício Bortolini de Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Resumo


Apresentamos um recorte de pesquisa de mestrado que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Identificamos aprendizagens dos alunos-pesquisadores da educação profissional no movimento da pesquisa-ação que oportunizou a criação do recurso. Partimos das perguntas: como se deu a interação ciência e tecnologia no projeto de feira de matemática? Que conteúdos foram mobilizados durante o movimento da pesquisa-ação? Como isso aconteceu? Buscando respostas, analisamos conversas de Whatsapp e respostas a um formulário e a um questionário, nossos instrumentos para produção de dados. Ao final, destacamos a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, ao retomarmos os conteúdos matemáticos e do núcleo profissional, acreditamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar, reconstituindo a totalidade do conhecimento pela relação entre distintos conceitos abordados.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Feira de Matemática; Educação Profissional; Educação Matemática.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5716

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