Educação financeira por meio de dados reais: atividades didáticas para a educação básica

Ana Carolina Gadotti, Tânia Baier

Resumo


Este trabalho apresenta parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. O objetivo deste trabalho é elaborar e aplicar atividades didáticas para a educação básica sobre o tema Educação Financeira fundamentadas em dados reais, colaborando para preparar os estudantes para o consumo sustentável e para uma vida financeira responsável. Os sujeitos da pesquisa foram 26 estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola localizada na cidade de Blumenau-SC. A Educação Financeira pode contribuir no processo da construção da cidadania, colaborando para tornar o estudante mais autônomo e preparado para tomar melhores decisões no campo econômico e financeiro. Neste trabalho são descritas duas atividades desenvolvidas com os estudantes durante as aulas de Matemática.


Palavras-chave


Educação financeira; Ensino fundamental;Atividades

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5686

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr