Concepções acerca da inclusão de um laboratório de acesso remoto com experimentos de física contemporânea

Arquimedes Luciano, Polonia Altoe Fusinato

Resumo


A física moderna e contemporânea constitui um campo científico muito desenvolvido, sendo a base teórica de funcionamento de inúmeros dispositivos, produzindo, assim, vasta gama de aplicações utilizadas na vida cotidiana da sociedade atual. Diversos são os problemas associados à inclusão desses temas no ensino médio, entre estes se podem citar os custos de implantação de laboratórios com experimentos de temas de física moderna para todas as escolas da rede pública. Além de tais custos também há a necessidade de preparação docente, para a aplicação de uma estratégia metodológica que permita a discussão de tais temas com os alunos, garantindo o aprendizado. Para esta pesquisa o objetivo de investigar o potencial pedagógico de um laboratório de acesso remoto para o ensino de física moderna e contemporânea (FMC) no ensino médio. E, para permitir a obtenção do objetivo geral acima proposto, elencamos como objetivos específicos de nosso trabalho identificar, por meio das atividades de ensino de FMC, a influência do uso de um laboratório de acesso remoto no desenvolvimento da atividade experimental com alunos do terceiro ano do ensino médio junto à componente curricular física; analisar a utilização de atividades experimentais enquanto estratégia metodológica para fornecer benefícios para a aprendizagem de conceitos da FMC. Foi desenvolvido um laboratório de acesso remoto e o experimento utilizado nesta investigação foi uma câmara de nuvens. A sequência de ensino utilizada garantiu ações delineadas pelo ciclo descrição-execuçãoreflexão-depuração, proposto pela teoria construcionista, de Valente e Papert. Durante as ações foram conduzidas entrevistas junto aos professores e questionários foram aplicados aos alunos participantes. As respostas transcritas foram analisadas, segundo a técnica de análise textual discursiva, tais repostas permitiram verificar as potencialidades de uso do laboratório de acesso remoto como facilitador da inclusão de tópicos de FMC no ensino médio.

Palavras-chave


Construcionismo; Acesso remoto; Física moderna; Ensino médio

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5623

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr