Protocolo para coleta e análise de ideias e preocupações de professores sobre educação ambiental (PCA-EA)

Jesus Cardoso Brabo, Ana Silvia Alves Gomes, Silvia Cristina de Oliveira Pessoa, Aline de Nazaré da Silva Nascimento

Resumo


Discute-se a elaboração e aplicação de um protocolo de coleta e análise de ideias e preocupações a respeito da Educação Ambiental, analisando se sujeitos de um grupo de vinte egressos de um curso de formação de professores para os anos iniciais estão adequadamente preparados para implementar ações de Educação Ambiental crítica na escola básica. Após a análise de conteúdo de gravações em áudio das entrevistas, foi possível detectar que as preocupações e ideias dos referidos sujeitos estão muito aquém daquelas recomendadas em documentos oficiais do Ministério da Educação ou em pesquisas recentes sobre formação de educadores ambientais. Por fim, discute-se o valor do instrumento e sua utilidade em pesquisas futuras

Palavras-chave


Educação ambiental; Formação de professores; Ensino de ciências

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n2.5551

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr