Transgênicos, letramento científico e cidadania
Resumo
Tendo em vista a formação para a ação cidadã, para que a participação pública em discussões tecnológicas e científicas e na tomada de decisões de dimensões locais ou globais seja exequível, a sociedade necessita da formação científica que permita a compreensão de problemas e de possíveis intervenções. Admitindo as deficiências formativas que o ensino restrito à dimensão conceitual pode desempenhar quando o currículo escolar não abrange habilidades que permitiriam ao estudante desempenhar o papel de cidadão, são engendradas nesse artigo considerações acerca do ensino referente aos transgênicos. A problemática contemporânea envolvida em torno da biotecnologia de transgênicos é explorada, tendo em vista a caracterização da transgenia como um conteúdo sociocientífico. É proposta uma estratégia didática de sessões de debate entre estudantes para aplicação em espaços formais de ensino. A finalidade dessa atividade proposta é a viabilização do letramento científico dos educandos por meio de um “ensaio” de democracia participativa, visando ao preparo para o engajamento científico que proporciona a perspectiva de diálogo entre especialistas e a sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n1.5411
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.