As contribuições da história e filosofia da ciência na formação de professores: uma análise em periódicos
Resumo
O presente trabalho traz dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em nove periódicos de Ensino de Ciências e Ensino de Física, referente às contribuições da História e Filosofia da Ciência (HFC), nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências. O período contemplado por este trabalho compreendeu os anos de 2004 a 2015. O objetivo foi avaliar como estas contribuições têm sido difundidas e abordadas nos cursos de formação de professores nos últimos 11 anos. Observamos que apenas 14 trabalhos foram destinados às contribuições da HFC na Formação de Professores de Ciências e Física, revelando-se uma lacuna expressiva a ser preenchida por pesquisas futuras. Nossos resultados apontam caminhos favoráveis à inserção de temas históricos e filosóficos na formação de professores, mas é preciso que esses resultados tornem-se significativos e instigantes nos espaços formativos, aspectos bastante defendidos em todas as pesquisas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n3.5365
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.