Contextos interativos no estudo do tema “origem da vida” no ensino médio sob o olhar de um professor de biologia
Resumo
Os contextos interativos em sala de aula são essenciais para que ocorra a aprendizagem conceitual. Assim, nesta pesquisa temos como objetivo analisar as compreensões de um professor de Biologia referente aos contextos interativos vivenciados em um processo de ensino a partir do estudo do tema “Origem da Vida”. Participaram da pesquisa 45 estudantes do Ensino Médio, de uma escola pública em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Os dados foram analisados a partir da matriz Histórico-Cultural, pela análise microgenética, proposta por Vygotsky. Como resultados, foi possível perceber que o ensino e a aprendizagem da temática em sala de aula se caracterizam pelas complexidades associadas, visto que aspectos culturais, religiosos e afetivos estão envolvidos na construção dos conceitos científicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n3.5311
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.