Reflexões teóricas sobre ensino de ciências e cinema: aproximações possíveis com a linguagem cinematográfica

Rodrigo Vasconcelos Machado de Mello, Waldmir Nascimento de Araujo Neto

Resumo


O cinema pode ser uma ferramenta com potencial de promoção da cultura pessoal do estudante em cultura escolar. Para tanto, o professor adquire papel chave, assumindo papel mediador. No entanto falta à este apropriar-se do cinema como uma manifestação artística e técnica, portadora de uma linguagem peculiar. No Ensino de Ciências em particular, falta uma aproximação com conhecimentos da área de cinema que viabilizariam um olhar mais crítico sob a ciência no cinema. Nossas intenções residem em estabelecer uma aproximação com este quadro teórico, especialmente a teoria de linguagem cinematográfica de Marcel Martin que pressupõe uma tensão dialética entre espectador e filme. Encontramos neste conceito confluência com a teoria de mediação semiótica de Vigotski, possibilitando diálogos entre estas. Esta abordagem teórica aponta para caminhos pouco explorados pela pesquisa de Ensino de Ciência, possibilitando uma discussão em sala de aula de uma ciência mais humana e menos dura.

Palavras-chave


Ensino de ciências; cinema; linguagem cinematográfica; mediação semiótica; Vigotski

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5297

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