Subjetividade e ensino de ciências: uma discussão sobre sexualidade na escola através do olhar docente
Resumo
Este trabalho pretende refletir sobre o papel da subjetividade de professores de Ciências e Biologia durante o desenvolvimento do tema transversal denominado “Orientação Sexual” pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério de Educação do Brasil. Um estudo de tipo etnográfico foi realizado durante um período de um ano e meio numa instituição federal de ensino localizada na cidade do Rio de Janeiro através de observação participante e entrevistas intensivas com todos os oito professores que compunham sua equipe de Ciências e Biologia. Os resultados apontam tanto para a importância de uma relação de confiança entre professores e alunos na condução do tema como também para a influência de tensões geradas por responsáveis de estudantes e colegas docentes sobre a discussão de conceitos relacionados à sexualidade na escola pesquisada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n3.5246
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.