Panorama de publicações no ensino de ciências e educação inclusiva: o que tem sido produzido?

Maíra Souza Machado, Maxwell Roger Purificação Siqueira, Rafaela Rocha-Oliveira, Ana Cristina Santos Duarte

Resumo


A investigação realizada, neste trabalho, apresenta a produção acadêmica do campo da Formação de Professores de Ciências com a Educação Inclusiva, propondo conhecer o que tem sido produzido na área de Educação em Ciências. Com esse propósito, realizamos uma revisão bibliográfica sobre pesquisas que abordam as referidas temáticas, procurando identificar e descrever artigos publicados em periódicos científicos nacionais da área de Ensino, teses e dissertações disponíveis no banco de teses da Capes e na Biblioteca digital de teses e dissertações no período de 2004 – 2019. Dessa forma, 33 trabalhos foram encontrados, sendo destacadas marcas comuns denominadas de descritores: foco temático da pesquisa; metodologia utilizada para a construção dos dados e a especificidade da deficiência. Identificamos também a necessidade de se ampliar os estudos de descrição, análise e avaliação na área, intensificando esta linha de investigação que vem acontecendo em tempos mais recentes.


Palavras-chave


Educação em Ciências; Formação de Professores; Educação Inclusiva; Panorama.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v12n2.5205

Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr