Discursos, violências e sensibilizações anti-cyberbullying: nós, os outros e as virtualidades reais

Alexandre Luiz Polizel, Nara Alves Mendes, Fabiana Aparecida de Carvalho

Resumo


O presente trabalho apresenta dinâmicas, discussões e reflexões destacadas da modalidade Estágio Não Convencional, realizada durante o Estágio Supervisionado para Docência em Biologia, principalmente no que tange a uma sensibilização anti-bullying ocorrida na oficina “Cyberbullying: todxs somos violentadxs?”. A atividade deu-se com duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola central do município de Maringá (PR). Cada oficina teve duração de quatro horas aula envolvendo a problematização de postagens na rede social facebook, em sítios ou páginas da web classificadas como de humor, bem como a elaboração de personagens e suas histórias a fim de se discutir os problemas relativos ao bullying e de se colocar no lugar do Outro. Entre problematizações e narrativas dos alunos, propusemos, então, (re) pensar os discursos que os circundam na escola, seus significados, efeitos e atravessamentos na construção, modos de ser e estar no mundo.

Palavras-chave


Cyberbullying; Subjetividades; Estágio Supervisionado em Biologia; Sensibilização.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5145

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