Sequência didática para conteúdo de engenharia de software

Celeny Fernandes Alves, Marilyn Errobidarte de Matos

Resumo


Grandes são as questões relacionadas ao processo de aprendizagem de um aluno. É importante que os professores estejam sempre atentos e reflitam sobre alternativas de como ajudar os alunos a compreenderem a importância dos saberes escolares e como aplicá-los na vida em sociedade. Este trabalho tem como objetivos apresentar a concepção e a análise da aplicação de uma sequência didática (SD) desenvolvida para auxiliar no ensino de conceitos elementares da unidade curricular Engenharia de Software, do Curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Foi utilizada como metodologia o esquema de atividades de SD proposto por Dolz e Schneuwly (2004): a) apresentação da situação; b) produção inicial (módulos) e, c) produção final. A SD proporcionou ao professor a organização, a transparência e a democratização no processo de ensino dos conteúdos da unidade curricular Engenharia de Software e aos alunos a clareza de como seriam avaliados e classificados durante a sequência de atividades que teve como objetivo relacionar teoria e prática.

Palavras-chave


Engenharia de software; Sequência didática; Aprendizado

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n3.4645

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr