Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores

Márcia Regina Scheibel, Rosemari M. C. F. Silveira, Luis Mauricio Resende, Guataçara Santos Júnior

Resumo


As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.

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DOI: 10.3895/S1982-873X2009000200006

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