Monitoria como estratégica pedagógica no ensino básico
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar percepções dos alunos monitores frente às atividades desenvolvidas em sua escola, durante a participação no projeto “Atividades de monitoria para o Ensino de Ciências no nível fundamental e médio”, ocorridas em duas escolas públicas do Vale do Taquari - RS. O estudo envolveu três alunos e uma professora de cada escola, que desenvolveram temas relacionados com experimentos de circuitos elétricos, termoquímica com enfoque na energia envolvida no consumo de alimentos, estudo sobre o lixo com confecção de lixeiras e estudo sobre o descarte do óleo de cozinha com confecção de sabão. A pesquisa foi qualitativa, utilizando-se como instrumento principal de coleta de dados uma entrevista realizada com os alunos monitores, a qual mostrou que aprovaram a proposta de monitoria e que, no decorrer das atividades, desenvolveram habilidades e competências que são importantes não só para a vida escolar como também para a profissional.
Palavras-chave
Monitoria; Ensino de ciências; Aprendizagem; Pesquisa
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v11n2.4516
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.