A videoanálise como mediadora da modelagem científica no ensino de mecânica
Resumo
Metodologias de ensino e aprendizagem mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC) ocupam lugar de destaque nas discussões sobre a escola neste século. O Laboratório Didático, por sua vez, é um local onde são desenvolvidas metodologias articuladas com as TIC. No ensino de Mecânica a modelagem científica surge como alternativa ao estudo de situações apenas “ideais”, nem sempre próximas da realidade prática. Neste trabalho discutimos estratégias baseadas no uso da videoanálise para o desenvolvimento de atividades experimentais com vista a incorporar a modelagem científica nas aulas de Mecânica. Demonstramos que o uso do software livre Tracker, enquanto TIC mediadora de atividades experimentais permite a inclusão de elementos que instigam a uma modelagem mais elaborada, favorecendo situações de aprendizagem que remetem a um conhecimento menos fragmentado, mais contextualizado e a uma visão mais ampla e referenciada da ciência.
Palavras-chave
Atividades experimentais no ensino de mecânica; Tecnologias de informação e comunicação; Objetos de aprendizagem; Videoanálise; Modelagem científica; Tracker
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n3.4509
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.