Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica
Resumo
O ensino da botânica é realizado com uma abordagem tradicional provocando desinteresse nos alunos, sendo marcado ainda pela carência ou má utilização de recursos didáticos ou pouca interação entre os alunos e as plantas. Assim, o objetivo desse trabalho foi confeccionar uma carpoteca com o intuito de investigar a eficiência dessa coleção botânica no processo de ensino aprendizagem acerca do estudo dos frutos. Pelo método de caminhada, foram coletados frutos no município de Picos-Piauí e com turmas do ensino médio, 60 alunos foram divididos em quatro grupos e passaram por tratamentos diferenciados mediante o desenho de Solomon. A carpoteca quando usada na escola promoveu aos alunos um maior número de acertos nos testes propostos se mostrando eficiente como material didático, pois proporcionou a manipulação das estruturas e assimilação do conteúdo devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n2.4503
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.