Percepção de impacto pós-doutoral nos processos de ensino-pesquisa: desenvolvimento e validação de um questionário

Pedro Marcos Roma de Castro, Geciane Silveira Porto

Resumo


A literatura especializada nos estágios pós-doutorais, conforme exposta em Castro e Porto (2016), é focada no impacto do pós-doutorado sobre produção científica. Não se considera nos estudos uma avaliação mais subjetiva dos docentes. Parte disso se deve a falta de instrumentos confiáveis de coleta de dados para investigação em amplitude das percepções, não apenas sobre produção bibliográfica, mas nos processos de ensino-pesquisa da pós-graduação. Este trabalho relata experiência de construção de questionário nesse sentido. Os itens construídos foram testados em uma amostra de 978 professores universitários e as respostas foram submetidas a análises fatoriais com rotação oblíqua produzindo dois tipos de estruturas empíricas das quais emergiu uma escala de percepção de impacto pós-doutoral em processos de ensino-pesquisa com alto índice de confiabilidade. Com a, devida validação, são discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre avaliação de programas de educação continuada e sugeridos mais estudos e aplicações nesse sentido avaliativo.

Palavras-chave


Psicometria; Treinamento, desenvolvimento e educação; Capacitação profissional; Medidas em avaliação; Gestão de ciência e tecnologia; Educação Continuada.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.4501

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