Um instrumento para a análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula
Resumo
Este artigo apresenta um instrumento de pesquisa que permite investigar as relações com o saber de estudantes em sala de aula. O instrumento, denominado de Matriz do Estudante, trata a sala de aula como um sistema complexo de relações epistêmicas, pessoais e sociais com o conteúdo a ser ensinado, com o ensino desenvolvido pelo professor e com a aprendizagem dos estudantes. Embora de caráter mais teórico, o artigo também apresenta dados coletados com estudantes de um dos campi do Instituto Federal do Paraná. Os dados apresentados neste artigo, no entanto, têm o objetivo de prover consistência experimental às argumentações que dão suporte teórico ao instrumento. O artigo finaliza com os descritores de cada uma das nove células da matriz e com um conjunto de questões orientadoras para pesquisas futuras.
Palavras-chave
Relação com o saber; Triângulo didático-pedagógico; Matriz do estudante
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n2.4457
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.