Registros de representação semiótica e geometria dinâmica para o ensino de congruência de figuras geométricas planas
Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação realizada pela primeira autora, orientada pelo segundo. Teve como objetivo analisar como alunos de uma turma de Geometria I, de um curso de Licenciatura em Matemática, constroem o conceito de congruência de figuras geométricas planas, por meio de registros de representação semiótica e geometria dinâmica. A metodologia foi a qualitativa, na forma de um estudo de caso, em que os métodos de coleta de dados forneceram a análise das produções dos estudantes. Foram elaboradas quatro unidades didáticas que conduziram à construção do conceito de congruência e dos casos clássicos de congruência de triângulos através de diferentes registros de representação. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram transitar dentro de um único registro e que as atividades oportunizaram a construção e compreensão desse conceito por meio dos registros de representação semiótica e do uso do software GeoGebra.
Palavras-chave
congruência de figuras geométricas planas; registros de representação semiótica; geometria dinâmica; unidades didáticas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v10n3.3999
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.