O uso do PhET Simulations no ensino de frações

Franciele do Belém Makuch, Marcio André Martins

Resumo


Este trabalho teve como objetivo explorar as potencialidades do PhET Simulations, com base nas metodologias Resolução de Problemas e Mídias Tecnológicas, a fim de proporcionar uma aprendizagem efetiva sobre as Frações. A investigação foi desenvolvida considerando-se os pressupostos da pesquisa qualitativa em educação e a realização de uma intervenção pedagógica. O ambiente de estudo consistiu de duas Salas de Apoio a Aprendizagem em Matemática, em contraturno do 6o Ano do Ensino Fundamental. As informações coletadas possibilitaram a composição de um diário de bordo, mediante a observação participante e a produção escrita dos estudantes. Os resultados obtidos indicam uma evolução na aprendizagem no que se refere às categorias estabelecidas: conceito, operações e representações. 

Palavras-chave


PhET Simulations; Educação Matemática; Salas de apoio à aprendizagem em Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n2.3753

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr