Os números da licenciatura em matemática: políticas públicas em foco

Renato Araujo, Deise Miranda Vianna

Resumo


A necessária ampliação da educação básica, realizada pela Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996), levou o país a estatísticas preocupantes no que se refere à falta de professores. Nesse contexto, este trabalho pretende apresentar e discutir alguns dados sobre os cursos de Licenciatura em Matemática por meio do levantamento e da análise de documentos oficiais para a realização de uma pesquisa documental com abordagem quantitativa. As fontes de dados utilizadas foram as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior, publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP/MEC). Os dados serão apresentados por meio de gráficos e as análises farão uso de estatística descritiva. A análise de dados aponta que a política de ensino superior brasileira está apoiada na iniciativa privada, que o Sistema de Seleção Unificada pode ser o responsável pelo aumento dos candidatos nas instituições públicas e que o país triplicou o número de professores de matemática formados, uma vitória. Contudo, enquanto nos demais cursos de nível superior o país observa uma pequena ociosidade de vagas nas instituições públicas, nos cursos de licenciatura o mesmo não acontece. Também observou-se que as taxas de evasão no curso de Licenciatura em Matemática foram altas. Por último conclui-se que a dita ampliação dos cursos de formação de professores não ocorreu no caso da matemática, visto que seu crescimento sequer acompanhou a expansão do ensino superior brasileiro.


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de matemática; Políticas públicas de Educação

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.3739

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