Aprendendo ciências e matemática em um sítio arqueológico sob diversos olhares: das práticas de ensino ao ensino das práticas

Josilene Erlacher Werneck Machado Falk, Michele Pires Carvalho, Thamires Belo Jesus, Kelly Araújo Ferreira Krauzer, Carlos Roberto Campos

Resumo


O trabalho destaca as aulas de campo como metodologia pedagógica para abordagem interdisciplinar de temas socioambientais, para ampliar a criticidade do olhar sobre o conhecimento e o ambiente. O trabalho desenvolveu uma ação interdisciplinar, de modo a romper com o tratamento compartimentalizado e fragmentado do conhecimento, comumente presente nas escolas da educação básica. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante. O espaço de investigação foi um sítio arqueológico, um sambaqui, em Presidente Kennedy, Espírito Santo, o qual foi explorado por meio de determinação da poligonal e da análise dos elementos bióticos e antrópicos nele presentes. Como resultado, a atividade rompeu com paradigmas de uma educação tradicional, quando enfatizou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa. Experienciar situações compartilhadas de troca e aprendizado com docentes das várias disciplinas é uma das formas de se superar o desafio da implementação das práticas pedagógicas interdisciplinares.


Palavras-chave


Práticas pedagógicas; Espaços educativos não formais; Sambaqui.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n2.3020

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