Sentidos sobre Ciência e Tecnologia no Rap nacional

João Paulo Ganhor, Irlan von Linsingen

Resumo


No intuito de contribuir com as investigações sobre as especificidades da Educação Científica e Tecnológica em contextos de periferias urbanas, neste artigo – que é parte de pesquisa em desenvolvimento no âmbito de mestrado acadêmico em Educação Científica e Tecnológica – discutimos a pertinência do Rap nacional na articulação de práticas pedagógicas mais significativas e sensíveis aos diferentes olhares sobre Ciência e Tecnologia (CT) que têm transpassado os espaços escolares. Para isso, estão sendo coletadas e analisadas produções musicais dos grupos mais difundidos nacionalmente, que de alguma forma se refiram à ciência e tecnologia, fundamentando-as na Análise de Discurso da escola francesa preconizada por Michel Pêcheux e nos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, ou Estudos CTS. Buscamos compreender como os sentidos emergidos no âmbito do Rap nacional podem contribuir para a explicitação de problemáticas próprias das relações da CT nesses contextos marcados por descaso e injustiça social, oferecendo gestos de deslocamentos interpretativos em relação aos sentidos dominantes. Esses novos olhares podem constituir rico material paradidático para elaboração e articulação de práticas mais referenciadas nas questões e espaços culturais desses contextos, buscando uma educação científica comprometida com processos socioinclusivos e democracia sociotécnica.


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DOI: 10.3895/rbect.v8n2.2987

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