Concepções de educação e currículo em educação (a distância): Pressupostos teóricos para a construção de MEDS

Antonella Carvalho de Oliveira, Antonio Carlos Frasson

Resumo


O objetivo deste trabalho é contribuir para a construção de Materiais Educacionais Digitais (MEDS) para a Educação a Distância (EAD) articulando as concepções de educação e currículo que permeiam o processo ensino- aprendizagem.  Partiu-se da premissa neste estudo, que os MEDS são recursos digitais elaborados intencionalmente para favorecer a aprendizagem. Para fins de planejamento da pesquisa, foi levantado o seguinte problema de pesquisa: Como as concepções de educação e currículo presentes no processo ensino- aprendizagem contribui para a construção de MEDS? A conclusão aponta que é alta a importância da utilização da teoria histórico crítica para a construção de MEDS para a EAD. Indica também a viabilidade da utilização destas teorias para a ampliação e qualidade dos materiais, bem como o desvelamento das concepções que por muitas vezes são contraditórias com a prática e podem representar uma barreira para o alcance dos objetivos da educação, seja ela presencial ou não.


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DOI: 10.3895/rbect.v8n2.2974

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