Desempenho escolar em ciências: adequação de um sistema de avaliação para estudantes com transtornos da aprendizagem
Resumo
O objetivo deste trabalho foi construir e adequar um instrumento de desempenho em larga escala de ciências para estudantes brasileiros com possíveis indicadores de transtornos funcionais específicos da aprendizagem. Foram coletados em quatro regiões do Brasil, em dois momentos: 1º) foi aplicado um teste de desempenho abrangendo questões de Ciências, para 320 estudantes do 9º Ano e 1º Ano do Ensino Médio; em seguida, foram aplicados 117 questionários para mães/responsáveis dos estudantes que realizaram o teste de desempenho, sobre indicadores dos transtornos de aprendizagem desses alunos. Em se tratando do desempenho sobre os conteúdos de ciências referentes ao 9º ano do ensino fundamental, houve uma frequência geral de acertos com índice de 30 a 70%. Quando correlacionamos os fatores ambientais e biológicos com o desempenho de ciências os resultados não se mostraram significativos, revelando que as adequações do teste de desempenho propostas podem ser consideradas positivas para o processo inclusivo.
Palavras-chave
Avaliações externas; Transtornos da aprendizagem; Desempenho em ciências
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n2.2864
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.