Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental

Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Joanise Silva Campos, Wanderlan dos Santos Almeida

Resumo


O objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v8n4.2780

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr