Situações-problema como Estratégia Didática para o Ensino dos Modelos Atômicos

Mauro de Souza Lima Prates Júnior, Jose Euzebio Simões Neto

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo principal analisar como a estratégia didática do uso das situações-problema pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de modelos atômicos no Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de Minas Gerais da região metropolitana de Belo Horizonte. Elaboramos duas situações-problema, com contextos relacionados aos modelos atômicos. Durante a intervenção didática, ministramos aulas sobre o tema como Sistema de Recursos para a resolução das situações-problema. A obtenção dos dados foi feita por observação durante as intervenções, questionários a priori e a posteriori e as soluções apresentadas às situações-problema pelos grupos de alunos. A resolução das situações-problema pelos estudantes contribuiu de forma significativa para o entendimento do conceito de modelos atômicos, pois 35% das respostas foram consideradas satisfatórias, um bom índice para o contexto desta pesquisa.


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DOI: 10.3895/rbect.v8n3.2725

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