Exploração de simulações como forma de estimular o aprendizado de conceitos da cinemática escalar

Elys Da Silva Mendes, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Italo Gabriel Neide

Resumo


O presente artigo tem por objetivo descrever uma prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - (CTIIEM) do Instituto Federal de Educação, localizado no Município de Laranjal do Jari/Ap. Teve como aporte teórico inserir os conceitos da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003), e nos estudos de Araujo (2002), Teodoro (2002), entre outros. A metodologia proposta teve como objetivo estimular os estudantes a aprender ativamente, por meio da mediação do professor, conceitos da Cinemática Escalar. A ferramenta tecnológica utilizada foi o software Modellus. Através desta ferramenta foi possível explorar simulações computacionais, oportunizando aos alunos trabalhar com animações das representações virtuais dos fenômenos Físicos associados à Cinemática Escalar. Os resultados mostraram que a metodologia proporcionou a interação entre os alunos submetidos à intervenção pedagógica, bem como despertou predisposição para aprender. Foi possível observar a satisfação dos estudantes em estar utilizando recursos tecnológicos durante seu aprendizado.


Palavras-chave


Aprendizagem significativa; Software Modellus; Cinemática escalar.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n2.2694

Direitos autorais 2017 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr