O Modelo Didático-pedagógico do Professor de Química: Um olhar sobre as competências e habilidades estabelecidas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica

Ismael Laurindo Costa Junior, Daniela Frigo Ferraz, Silvia Zamberlan Costa Beber, Rosana Franzen Leite

Resumo


Considerando a reforma do Ensino Médio no viés da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentam-se os desdobramentos de um estudo acerca das competências e habilidades presentes na Resolução CNE/CP nº 2/2019 que instituem a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), sob o olhar do Modelo Didático-pedagógico do Professor (MDP) para a Licenciatura em Química, enfatizando as compreensões possibilitadas a partir de um movimento analítico fundamentado na Análise de Conteúdo. Nesse sentido, foram evidenciados, quais aspectos são estabelecidos para a formação inicial de professores sob a perspectiva MDP e viabilizado pela implementação da BNC-Formação. Como resultados, apontaram-se preocupações em torno da visão neotecnicista de cunho restritivo e instrumentalista que embasam o documento analisado. Por fim, ressaltou-se a importância da construção de espaços formativos que subsidiem o desenvolvimento de modelos didático-pedagógicos alicerçados na complexidade da prática docente, para além dos pontos pragmatistas e reducionistas identificados no documento.


Palavras-chave


Formação inicial; Licenciatura em Química; Modelo de professores; BNC-Formação.

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DOI: 10.3895/rbect.v18n1.18075

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