Uma matemática na ponta dos dedos com dispositivos touchscreen
Resumo
Os recursos informáticos continuam crescendo e trazendo desafios a educação. O contínuo desenvolvimento das tecnologias digitais móveis propicia inovações nas práticas pedagógicas e promove reflexões sobre os impactos causados pelas mudanças. Esse artigo é parte de uma investigação interessada no uso de dispositivos com manipulação touchscreen direcionados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, particularmente em geometria. Apresentaremos um levantamento de dispositivos touchscreen e os primeiros resultados de atividades desenvolvidas em dois softwares o Geometric Constructer (GC) e o Sketchometry, realizados no período de novembro de 2012 a outubro de 2013, focado na descrição e natureza desses dispositivos. Verificamos que os aplicativos (APPs) são de dois tipos: softwares e jogos. Escolhemos trabalhar com softwares, pois estes proporcionam ambientes com recursos livres para construções geométricas. Esse estudo serve de ponto de partida que pode auxiliar professores e pesquisadores interessados na inserção de dispositivos touchscreen em novas práticas educativas.
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PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n4.1754
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