Literacia Digital: Um guia para promover práticas educativas com tecnologias digitais na educação
Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm impactado a sociedade em sua forma de buscar, produzir e disseminar informações e conhecimentos. As mudanças sociais advindas dos avanços tecnológicos requerem que o professor se mantenha constantemente atualizado e promova práticas de literacia digital com seus estudantes, de modo a prepará-los para usar as TDIC de forma mais ampla e aprofundada. Com base nisso, o presente artigo propõe um guia para auxiliar os professores a incentivarem a Literacia Digital dos seus estudantes. O guia foi criado a partir da interlocução de diferentes autores do campo das tecnologias digitais na educação, tais como Manuel Castells, Pierre Lévy, José Manuel Moran, entre outros autores. Também parte da reflexão de práticas educativas desenvolvidas em ações de ensino, de pesquisa e de extensão dos proponentes do guia. Este produto educacional é organizado em cinco eixos de práticas para a promoção da literacia digital: a pesquisa, o desenvolvimento, a comunicação, a colaboração e a avaliação. O guia tem o propósito de inspirar práticas que desenvolvam o pensamento reflexivo dos estudantes, a produção de conteúdos com tecnologias digitais diversas, fomentando sua autoria e protagonismo, a colaboração e a interação nos processos de aprendizagem, a adequada comunicação e disseminação das produções, bem como estratégias de acompanhamento e avaliação das produções. Conclui-se que o uso de TDIC na Educação deve ter clara intencionalidade pedagógica e precisa estar combinada com métodos de ensino que promova a formação de estudantes críticos, autônomos e colaborativos e que saibam refletir, problematizar e criar soluções a partir da realidade.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v18n1.17537
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