Uma análise da percepção de crianças sobre o oceano por meio do desenho

Debora Teixeira dos Santos e Menezes, Marcela Vitor Alvaro, Luisa Massarani, Catarina Chagas, Graziele Aparecida de Moraes Scalfi

Resumo


Este estudo qualitativo, teve como objetivo explorar a percepção de crianças sobre o oceano. Participaram deste estudo 20 crianças moradoras da cidade do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o desenho e a entrevista. Como resultado, verificou-se que as crianças perceberam o oceano como um local de fascínio, beleza e lazer. Os desenhos evidenciaram representações do oceano que incluíram fauna, flora e elementos abióticos, que estiveram, em sua maioria, associados à visão naturalista do ambiente. Embora as crianças tenham optado por não representar problemas ambientais em seus desenhos, elas se mostram conscientes deles em suas falas durante a entrevista — evidenciando a importância de associar desenhos e entrevistas neste estudo.


Palavras-chave


Educação não formal; Percepção ambiental; Pesquisa visual; Década do Oceano

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DOI: 10.3895/rbect.v18n1.17142

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