Educação e microrrelações humanas no ensino profissional e tecnológico
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente destacamos as microrrelações. Abordamos esta temática a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Tal fato nos põe as seguintes questões: qual aspecto vem primeiro e é mais originário? O professor forma vínculos com o aprendente para que apenas assim a docência tenha significado e permita formar sujeitos autônomos e, portanto, possuidores de alteridade? Ou podemos seguir uma exposição menos causal: o professor que encontra sentido ou não para o que faz pode formar sujeitos com maior ou menor alteridade. Entendemos que as reflexões no entorno desta temática são essenciais para dinamizar a educação profissional e tecnológica em nossa atual realidade.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v8n1.1709
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.