Ingresso, matrícula e conclusão em cursos de graduação de alunos público-alvo da educação especial na cidade de Ponta Grossa – Paraná
Resumo
A expansão do ensino superior permitiu o acesso de grupos cada vez mais heterogêneos nas Instituições de Ensino Superior (IES), como o Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Nesta perspectiva, objetiva-se com este estudo apresentar e analisar os dados de ingresso, matrícula e conclusão em cursos de graduação dos alunos PAEE da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Ponta Grossa (UTFPR-PG), disponíveis no Censo da Educação Superior entre 2009 e 2020. Esta é uma pesquisa documental e qualitativa, os micros dados do Censo da Educação Superior foram tratados com auxílio do Software Excel®. Observou-se que o maior número de ingressantes na UEPG ocorreu em 2010, enquanto na UTFPR-PG o primeiro ingresso registrado no censo foi em 2016. A UEPG apresenta um maior número de matrículas, enquanto a UTFPR-PG vem crescendo nos últimos três anos. A taxa de conclusão do curso de graduação é baixa em ambas as IES, e menor que o número de matrículas. O cenário representado por estes dados apresenta como o acesso do PAEE está se dando no ensino superior destas duas IES, fornecendo apontamentos sobre o ingresso e matrícula, mas também, sobre a conclusão, sendo que esta última necessita de maiores investigações, pois, os números de alunos PAEE matriculados não são condizentes com o número de alunos PAEE concluintes.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v18n1.17017
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