Movimento Maker e Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente): delineamentos em projetos educacionais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Resumo
Em alusão a pressupostos da Educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), indaga-se sobre as potencialidades do Movimento Maker no âmbito de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, agregando dimensões da Sociologia da Ciência. Neste trabalho, evidenciam-se correlações atinentes aos quadros teóricos supracitados em relação à elaboração e manipulação de representações envolvendo recursos estáveis, móveis e combináveis; e à alusão a ciclo de produção, distribuição, utilização e descarte de produtos, em referência a redes sociotécnicas. Nesse panorama, no presente artigo, objetiva-se: analisar delineamentos em projetos educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, em referência a pressupostos de Educação CTSA e Movimento Maker, agregando perspectiva da Sociologia da Ciência. Reporta-se à pesquisa qualitativa e à análise documental e de conteúdo, com a averiguação de documentos concernentes a projetos educacionais vinculados à RME de Curitiba. De forma ampla, evidenciou-se o direcionamento dos projetos educacionais à vinculação com cidade educadora (Curitiba) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em aproximação à Educação CTSA, bem como referências explícitas ao Movimento Maker. Não obstante, denotam-se demandas por ampliação de articulações, atinentes aos referidos quadros teóricos, no que concerne aos produtos, de maneira a potencializar a dimensão cognitiva e de análise de aspectos sociais e ambientais de forma concomitante.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17013
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.