Contribuições para o Ensino de Ciências sobre a temática paleontologia a partir de visitas virtuais a um centro de paleontologia

Ellen Moreira Costa, João Amadeus Pereira Alves

Resumo


A presente investigação visa estabelecer um diálogo aprofundado com a comunidade de professores e pesquisadores em ensino de ciências e tecnologia, explorando os desdobramentos de uma estratégia didática de três aulas remotas focada na paleontologia. Este estudo emerge como parte integrante do doutoramento em curso da primeira autora deste manuscrito, fundamentando-se na relevância intrínseca da pesquisa e divulgação científica. A abordagem metodológica empregada neste trabalho é qualitativa e participante, envolvendo dez estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Paraná. A pesquisa foi conduzida por meio de uma plataforma de reunião online no ano de 2020, durante a disseminação global da pandemia de COVID-19. As atividades foram concebidas em colaboração com o Centro Paleontológico e Museu da Terra e da Vida, da Universidade do Contestado, em Mafra, Santa Catarina, Brasil. O enfoque educacional foi estruturado com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. O objetivo principal consistiu em explorar diversos aspectos da pesquisa científica paleontológica, desde sua realização prática até a importância da divulgação desses conhecimentos para a preservação do acervo permanente de um museu. Ao abranger os laboratórios, o acervo e a área expositiva do museu, o estudo utilizou gravações de áudio e vídeo das aulas para a coleta de dados, empregando-se a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam contribuições significativas na aprendizagem do conteúdo abordado, bem como o estímulo a discussões produtivas sobre a prática de divulgação científica, conectando o conhecimento científico a questões sociais, tecnológicas e ambientais.


Palavras-chave


Divulgação Científica; Estratégia Didática; Museus; Análise Textual Discursiva

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17011

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr