Minecraft Education Edition como possibilidade de recurso educacional aplicado ao tema da produção de energia

Vinícius Nadolny, Álvaro Emílio Leite

Resumo


Nos últimos anos, os jogos digitais têm evoluído consideravelmente, passando de experiências bidimensionais e simplistas a jogos realistas e complexos que podem durar mais de 30 horas. Jogos estes que fascinam crianças, jovens e adultos. As crianças ficam fascinadas não só pela diversão, mas também pelo que podem aprender dentro deles. Jogos digitais são parte das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições do jogo Minecraft Education Edition no processo de ensino-aprendizagem de 36 estudantes de uma turma interseriada do Ensino Médio de uma escola particular de Curitiba. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo o jogo Minecraft e o conteúdo “Transformação e produção de energia elétrica”. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram um questionário inicial, portfólios digitais produzidos em um ambiente virtual pelos estudantes e uma produção final, também digital, sobre as questões norteadoras que foram propostas no início da sequência didática. A análise foi realizada tomando como base os procedimentos da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que o uso do jogo digital despertou o interesse dos estudantes sobre o tema abordado, possibilitou a criação de redes de conhecimento entre os participantes da pesquisa, bem como com o conteúdo disponível na internet e nos livros, demonstrando os conceitos do conectivismo e da sabedoria digital.

  

Palavras-chave


Jogos digitais; Conectivismo; Minecraft.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16976

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr