Reflexões teóricas para uma genealogia foucaultiana da identidade docente: O professor bacharel na educação profissional e tecnológica

Netulio Alarcon Fioratti, Lourdes Aparecida Della Justina, Dulce Maria Strieder

Resumo


Por meio deste artigo são apresentados alguns fundamentos teóricos e reflexões acerca das genealogias foucaultianas, bem como da questão da identidade sob a ótica dos Estudos Culturais. Ao final apresenta-se textualmente a reflexão especificamente acerca da identidade docente do professor bacharel que atua no ensino de ciência e tecnologia na Educação Profissional e Tecnológica, por meio da possibilidade de um “ramo genealógico” que trata da questão dessa identidade como de sujeito subjetivado no e pelo discurso neoliberal contemporâneo, inserido em uma trajetória profissional bastante específica.


Palavras-chave


Formação docente; Professor não licenciado; Rede EPT; Ensino de ciências. Educação tecnológica

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DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16837

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