Reflexões teóricas para uma genealogia foucaultiana da identidade docente: O professor bacharel na educação profissional e tecnológica
Resumo
Por meio deste artigo são apresentados alguns fundamentos teóricos e reflexões acerca das genealogias foucaultianas, bem como da questão da identidade sob a ótica dos Estudos Culturais. Ao final apresenta-se textualmente a reflexão especificamente acerca da identidade docente do professor bacharel que atua no ensino de ciência e tecnologia na Educação Profissional e Tecnológica, por meio da possibilidade de um “ramo genealógico” que trata da questão dessa identidade como de sujeito subjetivado no e pelo discurso neoliberal contemporâneo, inserido em uma trajetória profissional bastante específica.
Palavras-chave
Formação docente; Professor não licenciado; Rede EPT; Ensino de ciências. Educação tecnológica
DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16837
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.