Metodologias ativas: uma reflexão acerca da contribuição da sala de aula invertida no período pandêmico da COVID-19

Romário Borges Silva, Mary Lúcia Gomes Silveira de Senna, Rivadavia Porto Cavalcante, Weimar Silva Castilho

Resumo


O presente artigo traz reflexões e destaques a produtos educacionais desenvolvidos durante a pandemia da COVID-19, na área de metodologias ativas, dando ênfase ao método da sala de aula invertida. Teve como principal objetivo tecer reflexões acerca da importância das metodologias ativas, aliadas ao avanço das tecnologias, no processo de transição da educação tradicional para um modelo de ensino inovador que coloque o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem. O estudo realizou-se em uma abordagem qualitativa, exploratória, de procedimento bibliográfico, dando destaque a trabalhos recentes, no ensino formal e não formal da educação profissional e tecnológica no Brasil, utilizando a base de dados do Portal EduCapes, aplicando o termo “sala de aula invertida” como ferramenta de busca. Foram selecionados cinco produtos educacionais. Ao final, pôde-se constatar que o modelo de ensino abordado e desenvolvido pelos autores de produtos educacionais em destaque, trouxeram grandes contribuições dentro da educação profissional e tecnológica no Brasil no período pandêmico citado, apesar dos desafios e dificuldades apresentados para a sua implementação.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Produtos Educacionais.

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DOI: 10.3895/rbect.v16n1.16203

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