Tríade Trabalho, Saúde e Meio Ambiente: Proposta educativa no ensino remoto

Patrícia Maria Pereira do Nascimento, Alexandre Maia do Bomfim

Resumo


O presente artigo versa sobre a relação da tríade Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, a partir da abordagem da Educação Ambiental Crítica, em um curso Técnico em Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac). Tem como principal objetivo questionar a persistente separação entre a prática educativa e a realidade concreta, mediante as categorias da tríade, demonstrando a interrelação entre elas, bem como exemplos de como trabalhá-las em sala de aula. Elegeu-se uma turma do Curso Técnico, durante a pandemia da Covid-19, para a realização de uma sequência didática que parte da problematização de crises socioambientais. Foi utilizada a metodologia qualitativa da pesquisa participante, com a análise de uma atividade – o jogo da roleta Biossegurança e impactos na Pandemia – de uma sequência didática sugerida, aplicada entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. A atividade propôs uma abordagem crítica, um caminho teórico que reflete especialmente sobre a prática docente em seu cotidiano, considerando as graves situações de crise socioambiental. Como resultado, observa-se a argumentação dos estudantes a favor da justiça socioambiental, mediante a manutenção de investimentos dos fomentos para a melhoria do trabalho, da saúde e da educação.


Palavras-chave


Prática Educativa; Educação Ambiental Crítica; Técnico em Segurança do Trabalho; Conflitos Socioambientais e Educação.

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DOI: 10.3895/rbect.v18n1.15881

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