Recursos Educacionais Abertos, Tecnologias, Ensino de Ciências e as suas correlações nos documentos oficiais

Raquel Fraga Czedrowski, Saul Benhur Schirmer

Resumo


O presente artigo desenvolve uma análise documental que visa mapear referências textuais presentes em documentos oficiais que empregam terminologias relacionadas aos Recursos Educacionais Abertos (REA) e as tecnologias utilizadas em sala de aula, tais como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), voltadas, principalmente, ao componente curricular de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, delimitou-se como corpus de pesquisa o Plano Nacional de Educação (PNE), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Orientador Territorial Municipal (DOM) de Júlio de Castilhos/RS, local de execução do projeto de pesquisa de mestrado do qual faz parte o presente artigo. A utilização de REA, aliados aos aparatos tecnológicos disponíveis atualmente, possibilita que, a partir de condições adequadas de conexão e equipamentos, todos possam acessar informações e conhecimento nos mais diversos formatos como imagens, vídeos, podcasts, textos, entre outros, sem custo algum. Desse modo, os REA podem se fazer presentes no ambiente escolar como recursos pedagógicos a serem utilizados de forma infinita, sendo possível passarem inclusive por adequações necessárias a cada realidade escolar, assim como, construídos e reconstruídos pelos próprios docentes e/ou discentes. As análises nos documentos delimitados neste trabalho apontam que, apesar de sua importante utilidade e de organizações a nível mundial como a UNESCO recomendarem e reiterarem a importância dos REA + tecnologias, essa linha de possibilidade é enfraquecida nas diretrizes oficiais analisadas, em especial, para o Ensino Fundamental, o que se reflete em certa escassez inclusive de discussões sobre o assunto, como vem sendo constatado em outras pesquisas da área.


Palavras-chave


Plano Nacional de Educação; Base Nacional Comum Curricular; Ensino de Ciências; Tecnologias digitais; Recursos Educacionais Abertos.

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DOI: 10.3895/rbect.v18n1.15818

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