Depressão e Antidepressivos: temas geradores para discussão de conceitos químicos no nível médio de ensino

Danielle Silva Lima, Kathynne Carvalho Freitas, Ricardo Alexandre Figueiredo Matos, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Wesley Fernandes Vaz

Resumo


Esse trabalho tem a proposta inicial de inserir a contextualização no ensino de Química, como uma forma de favorecer o processo de ensino aprendizagem por meio de um tema gerador. Nesse enfoque o tema escolhido foi a “Depressão”, de linguagem bem atual e relevante na sociedade. A ideia é explorar conceitos relacionados aos números atômicos, massa molecular, além de fórmulas moleculares e estruturais. A coleta de dados foi obtida por meio de vídeo, questionário e da observação participante registrada em diário de campo, optou-se pela utilização da análise de conteúdo de Bardin (2000) para entender e discutir os dados obtidos. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram uma melhor compreensão de conceitos como estrutura molecular, determinação de massa molecular, formação de íons em compostos e a associação destes conceitos e da química de uma forma geral com áreas como saúde, farmacologia e questões sociais.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2013000300004

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr