Empatia em ambiente virtual como habilidade facilitadora da aprendizagem na Educação Básica

Andréa Goulart Mendes Carruba, Maria Auxiliadora Motta Barreto

Resumo


 

As novas tecnologias educacionais fizeram surgir uma dimensão relacional e interativa com características relevantes, tornando a empatia uma habilidade chave para a promoção de processos de aprendizagem inovadores em ambientes virtuais. O objetivo deste trabalho foi analisar a importância da empatia virtual como habilidade socioemocional e da presença social em plataformas digitais, como elementos relevantes a serem incorporados na educação básica para crianças no Século XXI. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de dissertação de mestrado, que se propôs a investigar as possíveis articulações da Metodologia Ativa Design Thinking com o ensino da Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa foi um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, que permite aprofundar um conhecimento específico e verificar a capacidade do aluno ao investigar sobre uma temática, ao mesmo tempo que propicia o desenvolvimento de habilidades para solucionar um problema. O público-alvo foi uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. Em um primeiro momento fez-se necessário uma reflexão sobre o ensino remoto e a influência das novas tecnologias educacionais para uma efetiva interatividade. Em um segundo momento, foi abordado como a empatia é construída e integrada à memória, corroborando como um fator fundamental para relação aluno-professor no processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Conclui-se que o exercício da empatia nas atividades pedagógicas remotas é relevante e a interatividade por meio da presença social virtual ao utilizarem das tecnologias educacionais digitais contribui para o engajamento, motivação e bem-estar em sala de aula. Verificou-se também que os professores, ao estabelecerem uma comunicação dialógica e a associarem às medidas formativas, estimulam o potencial empático de seus alunos no âmbito educacional, ainda que em ambiente virtual.

 

   

Palavras-chave


Empatia; Tecnologias Educacionais; Ambiente Virtual; Ensino Remoto

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14836

Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr