Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14827
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.