Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia

Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Alvaro Becker da Rosa, Carlos Ariel Samudio Perez

Resumo


Neste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores.


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DOI: 10.3895/S1982-873X2013000300006

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