Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
Resumo
Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v15n2.14543
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.