Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área

Ingridy Loreian, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo


Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v15n2.14543

Direitos autorais 2022 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr