Desempenho e atitudes em relação à matemática de alunos do 6º ano do ensino fundamental
Resumo
O objetivo do trabalho foi investigar associações entre as atitudes em relação à matemática e o desempenho na disciplina de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Participaram 37 escolares com idades entre 10 e 14 anos. Utilizou-se a Escala de Atitudes em Relação à Matemática (EARM) para avaliar as atitudes dos alunos em relação à disciplina. O desempenho na disciplina de Matemática foi investigado a partir da média das notas dos três primeiros bimestres. As meninas apresentaram médias superiores aos meninos tanto na EARM quanto no desempenho. O teste de correlação de Spearman apontou correlação positiva e moderada. Quando tal associação foi analisada separadamente, observou-se que nos meninos a correlação foi fraca (ró=0,343), enquanto que as meninas encontrou-se forte (ró=0,758). Os achados evidenciam uma relação positiva entre as atitudes em relação à Matemática e o desempenho escolar na disciplina.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1982-873X2013000300001
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.