Os Institutos Federais de Educação e as práticas de inclusão: a desafiante trajetória do atendimento ao aluno no NAPNE IFTM campus Uberaba - MG

Maria Djanira de Oliveira, Otaviano José Pereira, Anderson Claytom Ferreira Brettas

Resumo


O presente texto traz um olhar de retrovisor da implantação gradual do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Triangulo Mineiro - campus Uberaba, MG (IFTM campus Uberaba - MG), pelo enfrentamento de seus desafios, como política pública de inclusão. Este estudo resultou de uma inquietante pergunta, levantada por gestores, professores e técnicos no interior do referido Núcleo, a saber: como a concretização de uma política pública de processos de inclusão estavam (à época) se consolidando no atendimento aos alunos assistidos? Os objetivos ficaram assim definidos: analisar os processos de inclusão no IFTM campus Uberaba - MG; discutir o alcance da formação de professores, gestores e técnicos para a educação inclusiva, a partir de seus resultados; contribuir com a formação continuada no aprendizado com o trato a Tecnologias Assistiva (TA) e à Sala de Recursos Multifuncionais (SRM). Quanto aos procedimentos metodológicos, do ponto de vista de seus objetivos mais gerais este trabalho nutriu-se de um estudo bibliográfico e documental, acerca da trajetória do atendimento no referido NAPNE, tendo em vista adensar o caráter exploratório como base de dados para uma pesquisa de campo no formato de um estudo de caso. Tem como base a análise documental do Núcleo, das políticas públicas e da formação dos profissionais para educação inclusiva. Assim, diante de desafios em pontuar avanços e impasses o estudo requereu uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram desafios ainda em aberto, tais como a implantação das salas de atendimento e atenção no investimento às TA, em concomitância a uma formação complexa, pedagógica e técnica - por envolver gestores, professores, psicólogos, profissionais da saúde - mais condizente ao acolhimento e atendimento operacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.

 


Palavras-chave


NAPNE-IFTM; Avaliação de política pública inclusiva; Formação continuada de Professores; Salas de Recursos. Tecnologias Assistivas.

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DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14139

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