O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba

Juscelino Alves Henriques, Luiz Fernando Dias Ferreira, Adriana Gomes Silveira

Resumo


O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs.


Palavras-chave


Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v16n1.14112

Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr